(EFT) Técnicas de Libertação Emocional

são uma forma de “acupuntura psicológica”. 


Usa-se o sistema de meridianos chinês para aliviar a tensão psicológica e a dor fisiológica. A EFT equilibra o sistema de energia com um procedimento de batidas em pontos específicos que se encontram na face e no corpo, reestabelecendo então o equilíbrio do sistema de energia e neutralizando conflitos emocionais, à medida que permite ao corpo retomar suas habilidades curativas naturais. A EFT é segura e fácil de aplicar. Atualmente no Brasil a EFT está cada vez mais sendo procurada em alternativa à psicoterapia convencional.
O EFT opera através do balanceamento energético dos meridianos, descobertos pelos chineses há milhares de anos e utilizados na acupuntura para eliminar sintomas psíquicos e psicossomáticos. Segundo o criador no método, Gary Craig, percebeu-se que, mesmo sem agulhas, se poderia ter o efeito desejado de alívio de sintomas. A técnica traz uma sequência de toques que o próprio paciente aplica em alguns pontos por onde circulam os meridianos.
O EFT é uma técnica prática. Há outras técnicas que utilizam este princípio (TAT, BSFF, TFT, NAEM). Segundo a técnica, em algumas sessões se restabelece o equilíbrio do fluxo energético nos meridianos, e o paciente sente o alívio imediato.

Quais são os pontos de toque da EFT?

A Técnica da Liberdade Emocional, ou Tapping, combina os antigos pontos de acupuntura chinesa com a psicologia moderna. Tocar utiliza os pontos de meridiano de energia do corpo, estimulando-os com as pontas dos dedos enquanto você fala sobre o que está incomodando, o que o acalma.


Pontos de rosca da EFT - Instruções básicas

Existem nove pontos de toque que eu uso. Os meridianos percorrem os dois lados do corpo, para que você possa tocar em ambos os lados e obter o mesmo resultado. Na maioria dos pontos, você usará o indicador e o dedo médio para tocar. Lembre-se de que esses pontos de acupuntura são muito pequenos; portanto, atingir a vizinhança geral será facilmente o local certo. Em alguns pontos, pode ser mais confortável usar três ou quatro dedos, e vou mostrar isso ao guiá-lo por cada área abaixo.

Karate Chop

O ponto de golpe de karatê está localizado na parte externa da palma da sua mão. Permanecemos nesse ponto enquanto dizemos nossa afirmações positivas, que repetimos três vezes seguidas antes de passar para os outros pontos. Você usará todos os quatro dedos para esse ponto


Sobrancelha

O ponto da sobrancelha está localizado no ponto interno da sobrancelha.





Lado do olho

O lado do ponto do olho está localizado no canto externo de ambos os olhos, na parte óssea da órbita ocular.





Sob os olhos

O ponto embaixo do olho está embaixo do centro do olho, na borda do osso da cavidade ocular.





Sob o nariz

Debaixo do nariz é exatamente onde você pensaria - batendo no osso logo abaixo do nariz, acima do centro do lábio superior.





Queixo

O ponto do queixo está localizado logo abaixo do lábio inferior, acima de onde se sobressai o queixo. Essa área seria chamada com mais precisão embaixo da boca, mas é um nome muito longo.



Clavícula

O ponto da clavícula está localizado na borda interna da clavícula. A apenas uma polegada ou duas do centro, você sentirá um pequeno recuo na clavícula, e é nessa área que você deve tocar. Pode parecer mais natural usar os três dedos do meio para tocar aqui.



Under Arm

A ponta do braço está do lado da gaiola, cerca de 10 a 15 cm abaixo da axila. Para as mulheres, esta área é aproximadamente onde a sua faixa de sutiã bate. Pode parecer mais natural usar os três dedos do meio para tocar aqui.


Topo da Cabeça

O topo do ponto da cabeça fica no centro do topo, com a cabeça voltada para a frente. Você está tocando nessa área com três ou quatro dedos.




Tocando nos Pontos

Estou compartilhando essas instruções gerais para você entender o fluxo de uma sessão de meditação sobre Tapping. Você também pode fazer referência a eles mais tarde quando estiver pronto para tocar sozinho. Agora, não se preocupe com isso, porque abaixo dessas instruções eu vou lhe dar um exemplo de script de toque para superar a ansiedade, que você pode usar imediatamente.
  1. Nomeie e classifique seu problema em uma escala de 0 a 10, sendo 10 insuportavelmente difícil.
  2. Começando com o golpe de karatê, diga sua declaração de configuração três vezes. Começa com "Mesmo que ..."
  3. Depois, passe pelos pontos dizendo as palavras que vierem à mente ou seguindo um script, dizendo a sua verdade.
  4. Sobrancelha, lado do olho, sob os olhos, sob o nariz, queixo, clavícula, debaixo do braço, topo da cabeça.
  5. Depois de se acalmar e poder classificar seu problema como 1 ou 2, passe para o Tocar positivo.
  6. O Tapping positivo não é sobre um objetivo específico, é sobre a abertura a novas possibilidades e pensamento criativo.

Tocar para superar a ansiedade

Qual é o seu nível atual de ansiedade em uma escala de 0 a 10? Qualquer número que aparecer na sua cabeça é bom, você está apenas medindo por si mesmo.

Diga isso no Ponto karatê 3 vezes:
  • Mesmo sentindo toda essa ansiedade agora, amo a honra e me aceito.
  • Mesmo sentindo tanta tensão em meu corpo e ansiedade em minha mente e simplesmente não sei como poderia superá-lo, escolho me aceitar como estou neste momento.
  • Mesmo que eu tenha toda essa ansiedade agora e pareça que não há nada que me ajude, estou aberto à ideia de que posso deixar passar.
Sobrancelha: Estou cheio de ansiedade agora.
Lado do olho: eu tenho muito no meu prato.
Sob os olhos: há muito com que se preocupar.
Sob o nariz: isso nunca acaba.
queixo: E não estou excitada por nada.
Clavícula: São coisas realmente reais para eu me preocupar.
Sob o braço: não sei como descobrir isso ou me sentir melhor.
Topo da cabeça: Sentir-me ansioso  é o meu estado normal:
Sobrancelha: Mas às vezes eu me canso muito, muito.
Lado do olho: sinto que não consigo pensar direito.
Sob os olhos: e eu tenho todo esse aperto no peito.
Nariz: Sinto que nem consigo respirar fundo.
queixo: Eu simplesmente não vejo uma saída para esta situação.
Clavícula: Acordo ansiosa e sinto que passo o dia inteiro preocupada.
Sob o braço: essa é apenas a minha personalidade? Isso é apenas quem eu sou?
Topo da cabeça: Talvez eu possa liberar um pouco dessa ansiedade.
Sobrancelha: Talvez eu possa liberar um pouco dessa tensão da minha mandíbula agora.
Lado do olho: Talvez eu possa apenas respirar fundo.
Sob os olhos: estou aberto à idéia de que nem sempre preciso me preocupar com tudo.
Nariz: Estou disposto a deixar um pouco dessa preocupação e essa necessidade de controlar as coisas.
queixo: Estou pronto para seguir em frente.
Clavícula: Estou pronto neste momento .
Sob o braço: não posso controlar tudo, mas posso controlar como respondo.
Topo da cabeça: E estou aberto a responder agora com um estado de espírito calmo.
Agora respire fundo - e expire. Avalie seu nível de ansiedade novamente nessa escala de 1 a 10
Às vezes, são necessárias várias rodadas de Tocar no negativo, ou na verdade, antes que você possa reduzir seu número para 1, 2 ou 3. No entanto, depois de atingir esse nível, é um bom momento para mudar para o positivo, aberto. possibilidades de tocar Script. Quando você estiver em um estado calmo, idéias ou soluções criativas surgirão em sua mente.
Sua mentalidade e abertura à cura são a base absoluta para o seu sucesso em qualquer mudança de comida ou estilo de vida.
Você não precisa acreditar em Tapping ou mindset para que funcione. Você pode pensar que é um monte de porcaria. Tente assim mesmo.

Agregando óleos essenciais

Eu normalmente uso um óleo essencial junto com o meu Tapping. Eu escolho um óleo que esteja relacionado ao que estou trabalhando. Isso pode ser algo para me acalmar, como lavanda, ou pode ser algo para me energizar, como laranja. Ou pode ser uma emoção ou ideia específica que estou tentando atrair, como abundância ou motivação.
Coloco uma ou duas gotas na palma da mão esquerda e esfrego suavemente as mãos para espalhar o óleo. Então segure minhas mãos sobre o nariz, fazendo uma pequena tenda para inspirar. Após cerca de 30 segundos, inicio o Tapping.
Você também pode colocar algumas gotas do óleo escolhido em um difusor que esteja na sala com você.

Postar um comentário

0 Comentários